top of page

Devo retirar os hidratos de carbono da minha alimentação para o processo de perda de peso?



Numa dieta equilibrada, o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono é de 55%; 30% de gorduras e 15% restante de proteínas, o que se traduz em aproximadamente 300g de hidratos de carbono por dia. A quantidade que deve ser consumida dependerá de cada caso em particular e das necessidades energéticas de cada pessoa.


Nos últimos anos, nas sociedades desenvolvidas está-se a verificar uma grande diminuição no consumo de hidratos de carbono. Isto é provocado pelo menosprezo pelo seu conteúdo em nutrientes e pela ideia errada de que são alimentos que engordam, sobrestimando-se a sua qualidade de fornecer energia. Uma ingestão inadequada de hidratos de carbono provoca problemas e um consumo excessivo que pode levar a um aumento nas calorias totais causando obesidade, como o facto de não obter suficientes carboidratos pode produzir falta de calorias (desnutrição) ou a ingestão excessiva de gorduras para repor as calorias.


Na ingestão de hidratos de carbono há que destacar o papel da fibra vegetal presente nos carboidratos complexos (a quantidade diária recomendável é de 30 gramas por dia, obtida através de frutas, verduras, legumes e cereais integrais), uma vez que apresenta grandes benefícios como a regulação do colesterol, a prevenção do cancro de cólon, a regulação do trânsito intestinal ou a sensação de saciedade, o que faz com que seja uma grande aliada nas dietas de controlo de peso.


Lembre-se de que o mais importante é seguir um regime alimentar equilibrado e que sirva as necessidades do seu organismo, para que não tenha défices nutricionais.



bottom of page